[RESENHA ESCRITA] - MISERY - LOUCA OBSESSÃO

[RESENHA ESCRITA] - Misery - Louca Obsessão - Stephen King


Misery - Louca Obsessão foi o meu terceiro/quarto livro da Maratona Literária de Verão e estou sem chão mais uma vez.

O livro conta a história do renomado escritor Paul Sheldon, que um belo dia, acorda na cama de uma casa estranha, sem fazer idéia do que está fazendo ali. Em meio a resquícios de lembranças e confusões, Paul é apresentado a sua fã número um Annie Wilkes, que, após um acidente de caro, levou Paul para sua casa para ela mesma cuidar dele.

Muito confuso, Paul não entende os motivos pelos quais levaram Annie a não encaminhá-lo a um hospital, já que as suas duas pernas estão arrebentadas parecendo gravetos retorcidos de árvores. Mas sente um alívio passageiro ao saber que está sendo medicado por ela com analgésicos, e recebendo o melhor tratamento possível para àquelas condições por uma ex-enfermeira.

Porém, seu mundo desaba rapidamente...

Annie é uma louca obsessora dos livros de Paul, a famosa série Misery, e não se conforma com o final trágico do último livro lançado por ele. As intenções de Annie são claras, manter Paul em cárcere até que o mesmo mude o rumo do último livro e reviva Misery, assim escrevendo um novo livro para ela, da maneira que ela quer.



Paul, além de escrever o livro rápida e espontaneamente, ele ainda lida com fortes e inúmeras dores nas pernas, que só são reduzidas com a ingestão dos analgésicos. Mas Annie nem sempre segue os horários corretos das medicações dele, fazendo o sofrer intensamente dia após dia.

Em uma narrativa ágil e espontânea, Stephen King criou uma trama de deixar qualquer um com os cabelos em pé. A busca incansável de Paul para encontrar uma maneira de se livrar da louca Annie, faz o leitor entrar na mente de um escritor, entender os seus maiores medos e como superá-los. Annie não é uma vilã qualquer, ela tem seu "charme" e personalidade própria que até hoje eu ainda não havia visto. Ela utiliza diversas maneiras para torturar e induzir Paul a escrever, utilizado de um balde sujo até um machado, e ela sempre pode impressionar.

Eu estou chocado com esse livro, muitas pessoas me recomendaram ler King e eu fui adiando até ter essa oportunidade. Eu estou apaixonado pela escrita e pelo livro. A maneira como ele monta os personagens é incrível e até sedutora, fazendo a leitura ser contínua.

Em muitos momentos eu fiquei com muuuuita dó do Paul, e em alguns da própria Annie. O nível da ansiedade que senti quando ele sofria nas mãos dela, foi proporcional ao êxtase que senti no final do livro. É simplesmente sensacional e a maldade e a superação só foram aumentando do início ao fim.

Durante o desenrolar do livro entendemos alguns itens aplicados no início do livro, como a obsessão de Annie, a máquina de escrever e a neve na capa do livro, o motivo do nome Misery, diversos elementos que a cada descoberta faz o leitor ficar mais preso ao livro.

Essa edição da Editora Suma de Letras está incrível, desde a diagramação até as diferentes fontes utilizadas no livro todo. A capa desta edição é a minha favorita, vi diversas outras, mas essa é  simplesmente sensacional.

Outras capas lançadas até hoje
Deixo para vocês o link do trailer do filme feito a partir da obra. Ainda não o assisti, mas me disseram que é muito fiel tão bom quanto o próprio livro.


Espero que vocês tenham gostado, curtam o blog e postem aqui as suas experiências com o autor



0 comentários:

Postar um comentário

 

Instagram

Facebook

Blog

Total de visualizações de página

Julia Quinn - Um Beijo Inesquecível

Gayle Forman - O que há de estranho em mim

Abbi Glines - Mais uma Chance

Parceria - Grupo Sextante

Parceria - Editora Novo Conceito