[RESENHA ESCRITA] O ESSENCIAL

[RESENHA] “O Essencial” – Constanza Pascolato


Sinopse: “Respeite sua essência. Seja voce mesma. É o jeito mais inteligente de construir seu estilo, sua maneira de viver de se vestir. E você vai ver: estilo é fundamental para autoestima” Constanza Pascolato

As modas passam, mas a elegância fica. Costanza Pascolato que o diga. Há décadas a empresária e consultora de moda é considerada uma das mulheres mais elegantes do Brasil. Seu segredo? O essencial. Suas dicas buscam mostrar que ter estilo não é tão caro nem tão complicado quanto parece. Combinando oito itens básicos - os essenciais - com acessórios, é possível montar um guarda-roupa elegante e versátil, tanto para o dia a dia de trabalho quanto para um jantar com amigos ou uma noite de festa. Com bom humor e bom senso, Costanza alterna lições de estilo e de vida - indica truques para disfarçar os pontos fracos, mostra como misturar peças caras e baratas, elege os pares de sapato fundamentais e ensina a não perder a cabeça nas liquidações. Para compor um estilo pessoal e intransferível, é preciso antes de tudo descobrir o que se afina com seu corpo, seus hábitos e personalidade. Se você não deseja se transformar numa vítima da moda, identifique o que lhe cai bem, em vez de seguir fielmente o que as passarelas ditam. Afinal, tão importante quanto a roupa que você veste é a maneira como escolhe se comportar - sua atitude, postura e inteligência.


Resenha: Constanza Pascolato é um exemplo de elegância, bom gosto e educação para toda mulher, e como uma louca por moda e consultora de imagem, não dava pra ficar sem ler e apreciar este livro dela. A leitura é viciante, me prendeu e é super recomendado para seguir, ou apenas para se descobrir neste universo.
Ela inicia o livro com dicas simples, para quebrar o gelo e nos aproximar. São coisas que todas, nós mulheres e até alguns homens, deveríamos saber e aplicar na prática para sermos pessoas melhores e mais agradáveis. Não somente para os outros, mas pra nós mesmo.  Como é chato quando temos que conviver com gente que só reclama, vocês não acham? E o quanto nós mesmos reclamamos para os outros e para si mesmos. Já pararam pra pensar?! Pois é, ela considera cinco frases como pecado mortal e ficarmos repetirmos, entre elas, dizer que estamos super cansadas, que não temos tempo, dinheiro, idade ou que engordamos. Impossível não se identificar... Afinal, mais cansativo que passar por uma situação desagradável, é estar na presença de alguém  que se lamente desta situação e se queixe constantemente.
Outro ponto bem importante, e que ela destaca, é a disciplina pessoal. Devemos nos cuidar, seja no exercício físico, na ingestão constante da água e no cuidado com nossa alimentação. Comer é um ritual e merece toda a atenção. Ela sugere que prestemos mais atenção ao nossos gestos mecânicos, como levar o garfo à boca e se sentar. Isso agrega delicadeza a nossas ações. [OMG!]
Constanza nos mostra que nossas roupas tem histórias, boas ou ruins. Possuem um passado, mas se embolou, amarelou, rasgou, manchou ou surrou, deve ir embora de seu armário imediatamente. A arrumação de um armário nos revigora, acreditem, e Constanza ensina como fazê-lo. Nos mostra ainda que nós precisamos apenas de 8 peças, sim pasmem, essenciais e de qualidade no nosso armário para ter um guarda-roupas completo. Pessoalmente eu adoro arrumar meus armários, mas esse lance de me desfazer de roupas é um pouco caótico, XÔ APEGO.
Algumas coisas chamam muita atenção no livro, já que sempre nos perguntamos para quem nos vestimos, até sendo motivo de frases prontas de alguns homens, de que nos vestimos para impressionar outras mulheres e muitas outras ladainhas. Pois bem, é muita verdade e muita mentira, o livro ensina o que é aconselhável vestir para ir a um simples churrasco, ao cinema, e até a uma reunião de trabalho, mas basicamente como nos vestir para nós mesmos. Ela brinca com o leitor dizendo que não importa se você vai só até a esquina, sempre terá alguém que vai ver você, um ex-namorado, uma amiga não tão amiga, enfim, pessoas que você gostaria e não gostaria de encontrar naquele momento.
Outra coisa interessante, é que além dos 8 itens essenciais, não podemos nos esquecer dos acessórios. É nesta hora que entram as, peças extras, lenços, jaquetas, jeans, e afins. As nossas roupas merecem muitos cuidados, sair bem “passada” é fundamental, então jogue fora ou doe o que for velho e sem conserto. Deve se ter um certo cuidado na hora dos “minis’ e das peças de grife, temos que saber usar, e estar com as partes à mostra bem cuidadas, saber jogar os acessórios com essas peças é fundamental.
Acessório é parte necessária e fundamental para compor qualquer look, pois dificilmente você sai sem sapatos né? E escolher o sapato errado é crime [de moda, é claro!!!], mas também prejudicial pra você, já imaginou ficar o dia todo trabalhando com o sapato que não caiu bem e te machuca?
Em relação as Lingeries, Constanza diz que não adianta nada você sair linda por fora com um “trapo” por dentro! Aí vem aquela velha história, já imaginou se algo acontece e você precisa ir a um hospital, ou aquela surpresa que o seu parceiro resolveu fazer e você não estava preparada?, então, no livro temos todas as dicas para isso não acontecer e ainda assim você ficar confortável no seu dia a dia.
Por fim, ela dá dicas para as neuras femininas, do tipo, braço gordo, quadril largo ou estreito, pouco seio, muito seio e etc. Fala da maquiagem para todas as idades (isso ela frisa em todo o livro, para nunca, JAMAIS, sair sem batom! Ps: pó e rímel também não fazem mal a ninguém. Traz como se comportar em festas e o principal, explica a arte de comprar. Acredito que esse não é somente um livro para as meninas/mulheres fashionistas, mas para toda menina/mulher que quer se conhecer e saber como se portar, e alcançar novos patamares na vida.


Minha percepção quanto ao livro: MUITOO BOMM! Sou um pouco suspeita para falar de livros de moda já que eles são uma paixão, e como consultora de imagem esse não poderia faltar. É um livro muito bem escrito, simples e objetivo, e com um humor sutil. Eu indico para todas as meninas/mulheres fashionistas que trabalham com Moda ou para as que gostam por prazer e curiosidade!

Notas gerais sobre o livro: A capa do livro é simples, trazendo a própria Constanza em um fundo cinza e Fonte em amarelo, para combinar com a parte interna. O livro é um tanto quanto pequeno mas pesadinho, já que suas páginas são impressas em couchê, deixando-o com um ar mais CHIC!!!ULALA!!!

Espero que vocês tenham gostado da resenha, quem já leu comenta aqui o que achou do livro, e deixa sua dica pra quem ainda não leu.

I.S.B.N: 9788575429952
Altura: 23cm
Largura: 16cm
Profundidade: 1,4cm
Acabamento: Brochura
Número de páginas: 256
Editora: Jaboticaba
Preço pago: R$: 49,90





2 comentários:

  1. Olá, Adorei a resenha me ajudou muito na escolha do livro, estava muito na dúvida e agradeço os esclarecimentos. Um mega beijão!
    www.mihpocket.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mih, fico feliz que tenha gostado, se ler me diz aqui se achou o mesmo..

      Excluir

 

Instagram

Facebook

Blog

Total de visualizações de página

Julia Quinn - Um Beijo Inesquecível

Gayle Forman - O que há de estranho em mim

Abbi Glines - Mais uma Chance

Parceria - Grupo Sextante

Parceria - Editora Novo Conceito