[RESENHA ESCRITA] STARTERS - POR KEETRIN OLIVEIRA [CONVIDADA]

[RESENHA] “Starters” – Lissa Price – Por Keetrin Oliveira[CONVIDADA]



Sinopse: Seu mundo mudou para sempre. Callie perdeu os pais quando a Guerra de Esporos varreu todas as pessoas entre 20 e 60 anos. Ela e seu irmão mais novo, Tyler, estão se virando, vivendo como desabrigados com seu amigo Michael e lutando contra rebeldes que os matariam por uma bolacha. A única esperança de Callie é Prime Destinations, um lugar perturbador em Berverly Hills que abriga uma misteriosa figura conhecida como o Old Man. Ele aluga adolescentes para alugar seus corpos aos Terminais — idosos que desejam ser jovens novamente. Callie, desesperada pelo dinheiro que os ajudará a sobreviver concorda em ser uma doadora. Mas o neurochip que colocam em Callie está com defeito e ela acorda na vida de sua locadora, morando em uma mansão, dirigindo seus carros e saindo com o neto de um senador. Parece quase um conto de fadas, até Callie descobrir que sua locatária pretende fazer mais do que se divertir — e que os planos de Prime Destinations são tão diabólicos que Callie nunca podia ter imaginado...
Resenha: O livro é narrado em primeira pessoa pela personagem Callie. A Guerra dos Esporos dizimou toda a população entre 20 e 60 anos, sobrando apenas os extremos da sociedade. Com o avanço de indústrias farmacêuticas, os enderes (velhos) aumentaram sua expectativa de vida para 200 anos. Eles se tornaram a elite. No entanto, por mais longínqua que suas vidas sejam, eles não possuem a mesma disposição de um starter (jovem). A história se inicia com a personagem descrevendo a Prime Destinations – uma empresa que aluga starters para alugarem seus corpos à enders.
Para que a conexão entre os corpos seja feita, um neurochip é colocado no contratado, assim ele estará ligado à um computador, que por sua vez estará conectado ao corpo do contratante. Quando a conexão é ativada, a dona do corpo entra em um “sono”, permanecendo em seu corpo, enquanto o inquilino assume o controle. A empresa impõe algumas regras para que o corpo se mantenha sem danos. Para que o starter seja pago, este deverá alugar 3 vezes o seu corpo.
Como não é permitido que os jovens trabalhem, muitos vivem em situação de pobreza, vivendo de restos de comida, água roubada de encanamentos e com poucas condições de higiene. A Prime trabalha de maneira clandestina, portanto as ofertas aos starters são tentadoras. Callie, tendo um irmão de 7 anos com uma doença pulmonar, nenhum parente vivo com quem possam morar e passando por grandes necessidades, resolve alugar seu corpo.
É feito o primeiro aluguel e tudo sai de acordo com os conformes. Sem nem ter algum dia de folga, seu corpo novamente é alugado. Tudo deu certo e seu último aluguel é feito. Mas dessa vez, seu corpo foi alugado por um mês. 
Sua nova inquilina se chama Helena. Até então, tudo estava certo. Mas, é claro, algo falhou, e nesse caso foi o neurochip implantado em Callie. Despertada de um sono, Callie acorda em uma boate. Descobre que há códigos entre os enders que alugam corpos, pois há a proibição de se dizer que é um inquilino e descobre também que sua neuro-conexão falhara. 
Ela começa a ouvir uma voz em sua cabeça, e percebe que é Helena. Palavras interrompidas lhe diziam para não contar à ninguém e, principalmente, para não voltar a Prime Destinations. A conexão entre as duas se torna instável, e Callie descobre que Helena não alugou seu corpo apenas para viver alguns momentos de juventude, mas sim, para cometer um assassinato. Mas quem uma ender gostaria de matar e por que?
As perguntas logo são respondidas quando Callie descobre sobre uma figura assustadora conhecida como O Velho, criador da Prime Destinations. Muitas pessoas foram envolvidas e muitos testes foram feitos para que a empresa desse certo, mas, aparentemente, a pessoa errada foi usada como cobaia.
Não podendo ser pega, Callie começa a viver a vida da inquilina, descobrindo propósitos da Prime não tão inocentes quanto possam parecer.
Na boate em que ocorrera a primeira falha no microchip, Callie conhece Blake, neto de um político, e que acabou gostando da garota. Com os lapsos e oscilações, Helena voltava ao comando, fazendo seus planos e deixando recados para Callie, apresentando algumas informações e sempre dizendo em algum momento: “Não volte à Prime Destinations”.
Uma das regras do aluguel de corpos é não alterar o neurochip. Quando Helena retoma o controle por algum tempo, ela consegue alterar o chip para que a conexão dela com Callie se torne mais estável. Com um diálogo mais constante, a garota acaba descobrindo os reais objetivos da empresa: fazer com que o presidente contrate a Prime Destinations para fins de espionagem e até mesmo a possibilidade de uma vida mais longa em um corpo mais jovem. Mas que starter cederia seu corpo para sempre? Nenhum, é claro. E se Callie voltar a Prime com o neurochip alterado, ela e Helena morrerão.
O romance acidental com o filho de um político, revelações importantes e um final imprevisível fazem do livro uma das melhores distopias que já li.

Minha percepção quanto ao livro: Achei simplesmente genial a questão de aluguel de corpos. É algo que difere de o corpo ser apenas roubado e habitado por outro organismo ou entidade.
Um ponto negativo no livro é a falta de algumas informações sobre a Guerra dos Esporos, de onde surgiram as titulações de starters e enders, que, talvez, possam ser esclarecidos no segundo livro da distopia. 
Algumas vezes, a história acelera e acaba parando. Nos ritmos mais frenéticos, os acontecimentos deixam o leitor meio sem fôlego.
A personagem principal, Callie, se mostra uma personagem forte, assim como Helena.
Fui meio indiferente quanto ao Blake durante algum tempo.
Mas acho que o personagem que mais me atraiu foi O Velho. Pouco fica se sabendo sobre ele. Durante a história, o Velho é mencionado de vez em quando, mas aparece apenas duas vezes.
Quanto ao final do livro, quando achei que seria mais um clichêzinho, Lissa Price, em apenas uma página, conseguiu me deixar no chão e louca pra ler a continuação.
Finalmente, posso dizer que recomendo a leitura, principalmente para os fãs de distopias.

Notas gerais sobre o livro: O livro tem 368 páginas, aparenta ser grande, mas as páginas são grossas, as letras tem tamanho agradável e com bom espaçamento. A leitura é fluida e rápida.
A capa, apesar de ser brilhante (não sou muito fã desses tipos de capas – que se diga Cidades dos Ossos), gostei muito dessa, pois condiz bem com a história. Os detalhes de placas computacionais em alto-relevo ao fundo já faz certa referência à tecnologia empregada na nova realidade dos personagens (também estando presentes, de maneira sutil, nas aberturas e finais de capítulos), além de a menina possuir a heterocromia nos olhos possibilitando a percepção de divisão de corpos.
É uma duologia (Starters e Enders) com mais 4 contos extras (Retrato de uma Starter – que pode ser lido antes do 1º livro, Retrato de um Inspetor, Retrato de um Esporo, Retrato de uma Doadora – os 3 últimos podem ser lidos antes do 2º livro).

O Clube do Livro Letters mais uma vez agradece a participação da  Keetrin Oliveira ( Facebook ), por aceitar nosso convite. A Keetrin vai estar conosco no Clube do Livro de Agosto, sábado dia 16/08, falando sobre o livro Starters quem quiser saber mais detalhes é só chegar lá, vai ser na Saraiva do Shopping Crystal - Curitiba.


I.S.B.N:  9788581630144
Acabamento: Brochura
Número de páginas: 368
Editora: Novo Conceito
Preço pago: R$: 29,90



0 comentários:

Postar um comentário

 

Instagram

Facebook

Blog

Total de visualizações de página

Julia Quinn - Um Beijo Inesquecível

Gayle Forman - O que há de estranho em mim

Abbi Glines - Mais uma Chance

Parceria - Grupo Sextante

Parceria - Editora Novo Conceito