[RESENHA ESCRITA] AS LUZES DE SETEMBRO

[RESENHA ESCRITA] “As Luzes de Setembro”  - Carlos Ruiz Zafón

Sinopse:  Durante o verão de 1937, Simone Sauvelle fica de repente viúva e abandona Paris junto com os filhos, Irene e Dorian. Eles se mudam para uma cidadezinha no litoral da Normandia, e Simone começa a trabalhar como governanta para Lazarus Jann, um fabricante de brinquedos que mora na mansão Cravenmoore com a esposa doente. Lazarus demonstra ser um homem agradável, trata com consideração Simone e os filhos, a quem mostra os estranhos seres mecânicos que criou: objetos tão bem-feitos que parecem poder se mover por conta própria. Já Irene, fica encantada com a beleza do lugar e por Ismael, o pescador primo de Hannah, cozinheira da casa. Os dois logo se apaixonam. Todos estão animados com a nova vida quando acontecimentos macabros e estranhas aparições perturbam a harmonia de Cravenmoore: Hannah é encontrada morta, e uma sombra misteriosa toma conta da propriedade. Juntos, Irene e Ismael, desvendam o segredo da espetacular mansão repleta de seres mecânicos e sombras do passado, enfrentam o medo e investigam as estranhas luzes que brilham através da névoa em torno do farol de uma ilha. Em As luzes de setembro, aquele mágico verão na Baía Azul será para sempre a aventura mais emocionante de suas vidas, num labirinto de amor, luzes e sombras.

Resenha: Entramos na história de Simone Sauvelle, mãe de dois filhos, em Paris, 1936, retratando sobre a perda de seu marido Armand. Armand levou consigo seu sorriso cativante, mas deixou todas as suas inúmeras dívidas à família. Até então com uma vida muito boa e agradável, Simone se vê na obrigação de comandar a família financeiramente. As crianças, Irene e Dorian, passam a ajuda-la como podem e se desfazem de muitos bens materiais para sobreviver. A família recebe uma proposta de moradia e trabalho, em uma cidadezinha da costa chamada Baía Azul. A nova moradia seria dada em troca dos serviços de governanta de Simone, no casarão de Cravenmoore, onde morava apenas o Sr. Lazarus Jann e sua esposa adoentada e reclusa a seu quarto a 20 anos. O território do casarão era muito vasto, pois além da própria casa, ainda existia a fábrica de brinquedos que Lazarus era proprietário. Os brinquedos produzidos por Jann eram, em sua maioria mecânicos, chamados de autômatos. Todos os brinquedos, cômodos, portas, enfeites da casa eram muito assustadores, tudo se escutava, tudo se sentia, mas nada se via...
Lazarus Jann, após a recepção dos novos companheiros de casa, deixou claro as regras que se aplicavam a moradia deles ali: Todos os quartos do andar superior eram proibidos, não podendo entrar lá sob nenhum pretexto, e, sobretudo, na ala oeste da residência, onde ficava a sua esposa. Além do casal que morava na casa, havia uma serviçal que ajudava nos serviços domésticos, muito faladeira e espontânea, chamada Hannah.
Depois de algum tempo morando em Cravenmoore, Irene conhece o primo Ismael de Hanna, um pescador que ajuda seu tio nas tarefas marítimas diárias. Logo de imediato, Irene se interessa por Ismael, e o romance chave do livro começa a se desenrolar.

Já assustados com os enigmas e todas as coisas “estranhas” que se passam na casa, Irene e Simone veem suas vidas muito mais abaladas após a morte misteriosa de uma personagem principal da história, e o mais intrigante, após a visita desta personagem à ala oeste da casa... Arrepios constantes e pesadelos acometem os habitantes de Cravenmoore, ninguém sabe o que se passa nos andares superiores, ninguém entende o motivo das proibições de Lazarus, ninguém poderia prever o que estava para acontecer naquela casa...

“As maçanetas das portas eram rostos risonhos que piscavam os olhos ao girar. Um corujão de plumagem magnífica dilatava suas pupilas de vidro e batia as asas lentamente na penumbra”

“Tem mais alguém aqui – murmurou Irene. – Posso sentir...”

Minha percepção quanto ao livro: Esta foi a obra de suspense que me deixou mais apavorado, e com mais medo dentre todas as lidas.  Muito diferente de outros livros, este pode-se assemelhar muito a filmes de terror e suspense. O fato de existirem os autômatos espalhados pela casa, alguns com olhos de vidro, réplicas de corpos humanos, alguns que parecem animais vivos, e portas que abrem e fecham sozinhas me deixou um tanto “cabreiro” ao lê-lo. Quando me recomendaram, já fui avisado que este não era um thriller qualquer, era algo beeeeeeeem superior ao tradicional. Em algumas partes do livro achei um tanto enrolado, porém os acontecimentos após a morte do(a) ... fez o livro pegar fogo!!! Não esperava gostar tanto e me surpreender mais ainda. Em alguns momentos precisei me concentrar muito bem para entender os detalhes, principalmente ao final do livro... quanto tudo é revelado, e claro, ficamos com o queixo lá no joelho. Mais uma obra muito recomendada, mas realmente irá gostar os aficionados por leitura investigativa/terror/suspense. Hoje para mim é a melhor obra de suspense lida. Vale a pena se aventurar pela ala oeste de Cravenmoore.

Notas gerais sobre o livro: O livro é bem curtinho, pequeno, mas um tanto complexo para ler, o autor divaga muito em seus pensamentos, e para um ótimo entendimento, precisa-se de paciência e atenção aos detalhes. Achei muito interessante a capa do livro da edição da SUMA de Letras, mostrando uma garota de aproximadamente 16 anos (Irene), logo a frente de um farol litorâneo comum. Percebemos bastante diálogos entre os personagens e uma ótima descrição de todos eles.

Espero que vocês tenham gostado da resenha, que vocês comprem o livro para se deliciar como eu, e que postem aqui as suas experiências ao lê-lo também. =)

I.S.B.N: 9788581051925
Altura: 23cm.
Largura: 16cm.
Profundidade: 1cm.
Acabamento: Brochura
Número de páginas: 232
Editora: SUMA de Letras
Preço pago: R$: 15,90




0 comentários:

Postar um comentário

 

Instagram

Facebook

Blog

Total de visualizações de página

Julia Quinn - Um Beijo Inesquecível

Gayle Forman - O que há de estranho em mim

Abbi Glines - Mais uma Chance

Parceria - Grupo Sextante

Parceria - Editora Novo Conceito