[RESENHA ESCRITA] Proibido

[RESENHA ESCRITA] "Proibido" – Tabitha Suzuma


Geeeeeente, esse livro é "diferente", sem outra definição a não ser diferente. Eu o conheci na Retrospectiva Literária da Valentina 2014, onde o ganhei de brinde e comecei a ler assim que saí do evento. Gostei muito do livro, apesar de ficar um tanto assustado com a temática principal da obra. 

"Você pode fechar os olhos para as coisas que não quer ver, mas não pode fechar o coração para as coisas que não quer sentir" - Anônimo

Lochan (17) é o filho mais velho de 5 irmãos, e juntamente com Maya de 16 anos, precisa tomar conta de seus outros irmãos mais novos, Kit, Tiffin e Willa, pois a mãe deles é extremamente ausente e irresponsável com os filhos. Lochan e Maya são muito próximos e muito colaborativos um com o outro. Levam os mais novos para escola, cuidam da comida, compram roupas, colocam para dormir, dão banhos e fazem todas as responsabilidade de um casal de pais tradicionais. O problema é que Lochan e Maya ainda estudam e precisam viver a vida deles, e em vários momentos são obrigados a deixar as vidas de lado para assumir o dever da inútil e transtornada mãe. 

Fonte: Blog Palácio de Livros
Lochan sofre de um grande problema, ansiedade social, que o deixa em pânico em qualquer situação que o expõem em público. Ele simplesmente não consegue interagir com ninguém fora da sua família. O livro toma corpo quando Loch e Maya percebem que o amor deles não é somente de irmãos, mas em muitos outros sentidos... Pois é sociedade, a autora nos dá um tapa na cara com sutileza e aborda o assunto incesto da melhor e mais doce maneira, com amor, sem o pervertimento e sexualismo sujo que a palavra pode conotar. 

"Durante todo esse tempo, durante toda a minha vida, aquele caminho acidentado e pedregoso me conduziu a esse único ponto. Eu o segui cegamente, cambaleando, arranhada e exausta, sem saber aonde levava, sem jamais me dar conta de que cada passo eu me aproximava da luz no fim do túnel longo e tenebroso. E agora que alcancei agora que estou aqui, quero pegá-la em minha mão, me agarrar a ela para sempre, para relembrá-la..."  - Maya

Preciso ser sincero em falar que no começo o livro muito me assustou. Incesto não é um tema que abordamos assim fácil no shopping, na roda amigos ou encontros literários. Entretanto, eu preferi não focar no tema polêmico, mas na situação geral da trama. O romance é muito bacana e até triste. É muito triste você presenciar um amor proibido e não ter capacidade psicológica para ajudar ou torcer por ele. O que você faria se isso acontecesse com você? Se o amor que você sente pela sua irmão (a) fosse muito maior que você? 

"... Quando ele me beija com tanta força que quase chega a doer e seu corpo pulsa contra o meu, desesperado para ir mais longe, começo a ter medo de que dividindo a cama com ele todas as noites estejamos nos atormentando..." - Maya

Eu recomendo o livro, mas para pessoas com a mente aberta. Precisa ler sem preconceitos ou ideias impostas por outras (Eu) pessoas. É uma história muito bacana e recomendo muito a idéia de ler sem focar na temática principal.

A capa do livro do Brasil é SENSACIONAL, diferente da original da obra americana, mas é incrível do mesmo jeito. Toda a diagramação supera às expectativas e dá um toque mais especial e romântico ao livro.
Forbidden - Capa americana
Achei um booktrailer que é muito bacana e bem fiel à história. Encontrei no canal Sharon McNeary e acho que vocês vão curtir bastante =D


I.S.B.N: 9788565859363
Altura: 23cm
Largura: 16cm
Profundidade: 1cm
Acabamento: Brochura
Número de Páginas: 302
Editora: Valentina
Preço pago: Cortesia da Editora

Sinopse: Ela é doce, sensível e extremamente sofrida: tem dezesseis anos, mas a maturidade de
uma mulher marcada pelas provações e privações da pobreza, o pulso forte e a têmpera de quem cria os irmãos menores como filhos há anos, e só uma pessoa conhece a mágoa e a abnegação que se escondem por trás de seus tristes olhos azuis.

Ele é brilhante, generoso e altamente responsável: tem dezessete anos, mas a fibra e o senso de dever de um pai de família, lutando contra tudo e contra todos para mantê-la unida, e só uma pessoa conhece a grandeza e a força de caráter que se escondem por trás daqueles intensos olhos verdes.

Eles são irmão e irmã.

Com extrema sutileza psicológica e sensibilidade poética, cenas de inesquecível beleza visual e diálogos de porte dramatúrgico, Suzuma tece uma tapeçaria visceralmente humana, fazendo pouco a pouco aflorar dos fios simples do quotidiano um assombroso mito eterno em toda a sua riqueza, mistério e profundidade.



2 comentários:

  1. Olá Allan
    Olha eu também já li e achei ótimo, se tornou meu favorito. Faço das minhas palavras as suas. Também resenhei esse livro no meu blog, se puder dar uma olhada ficarei muito agradecida.
    Bjs e sucesso *-*
    http://www.pimpolhasleitoras.blogspot.com.br/2014/11/resenha-proibido-tabitha-suzuma.html?m=1

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Beatriz! É um livro muito bem escrito mesmo, com todas as pessoas que falei sobre ele ficaram super curiosas, ou, quem já leu, disseram muito bem.

    Vou dar uma olhadinha no seu blog também! =)

    Obrigado pelo comentário e apareça sempre!

    Beijos!!!

    Allan

    ResponderExcluir

 

Instagram

Facebook

Blog

Total de visualizações de página

Julia Quinn - Um Beijo Inesquecível

Gayle Forman - O que há de estranho em mim

Abbi Glines - Mais uma Chance

Parceria - Grupo Sextante

Parceria - Editora Novo Conceito