[RESENHA ESCRITA] - MARINA

[RESENHA ESCRITA] - Marina - Carlos Ruiz Zafón



Com pouquíssimas obras isso me aconteceu, acabar de ler e me sentir na obrigação de escrever sobre o livro imediatamente. Como postei em algumas redes sociais, eu estou chocado com essa obra de Carlos Ruiz Zafón, sim o cara é excepcional, mas dessa vez me derrubou do sofá!

Em Marina somos apresentados o protagonista Óscar Drai de 15 anos, que singularmente narra a história, e mora em um internato para estudantes em Barcelona. Com o intuito de passar o tempo, Óscar passeia todos os dias após as aulas pela vizinhança ao colégio, e em um belo dia, encontra uma mansão que muito o chama atenção. Ladeada de um jardim e algumas esculturas, Drai entra na mansão fascinado por uma música que ao fundo toca, e mais ainda fascinado pelo interior da casa. Encontra um relógio antigo banhado a ouro, e assustado com uma sombra negra que levanta do sofá acaba fugindo casa carregando-o. 


Com o peso na consciência e a culpa, Óscar decide voltar àquela casa para devolver o objeto que não o pertence, e é nessa hora que encontra uma linda menina, pálida e fria, em um vestido branco chamada Marina. A bela garota mora com seu pai Germán e é órfã de mãe desde o seu nascimento. Tem uma ótima e bela relação com seu pai e a educação e hospitalidade assustam positivamente Drai. 

Em busca de diversão, Marina e Óscar acabam no cemitério da cidade que Marina mora, Sarriá, onde encontram uma bela e misteriosa mulher de preto que visita um túmulo todos os últimos domingos do mês, e, sempre lança uma rosa vermelha neste mesmo túmulo saindo sorrateiramente. E como a maioria de nós faria, eles decidem seguir esta mulher até o seu ponto de início. Porém, a dupla jamais, JAMAIS, poderia imaginar no ninho de suspense que entrariam.

Mais uma vez somos jogados ao cenário principal de Barcelona em um mistério arrepiante e sobrenatural de Zafón. Não tenho maneiras de expressar o que estou sentindo após acabar o livro. Em uma obra com marionetes, autômatos (acho que o Zafón ama autômatos), ruas desertas, cemitérios, mausoléus, mariposas negras, e muita, mas muita coerência na escrita, simplesmente não consegui parar de ler o livro. 

Muitas pessoas me diziam que essa era a "Obra-prima" do Zafón, e agora existe mais uma pessoa para afirmar isso. Ainda estou pensando em como o autor conseguiu,  iniciar em um romance infantil, mudar para um suspense, criar os seus personagens horripilantes, desenvolver toda a trama ao redor da investigação, e conseguir terminar a obra digno de "Um Amor para Recordar", tudo em míseras 190 páginas!!! Chocado, não tem outra palavra que defina esse livro senão chocado. 

Nem preciso dizer se recomendo ou não o livro, mas foi a minha melhor maneira de terminar o ano de 2014. Simplesmente amei o livro e todos os personagem. Recomendarei para livros de cabeceira de camas.

Marina foi o meu terceiro livro da Maratona Literária de Verão, e até o momento o meu predileto.

Espero que tenham gostado, comentem aqui embaixo por favor para irmos falando sobre ele e quem se sentiu interessado em ler também compartilha aí.

Abraços!

4 comentários:

  1. Esse foi o segundo livro que li do autor e gosto muito da escrita dele e das obras serem meio sombrias. Eu gostei muito mesmo e apesar de ter gostado fiquei um pouco triste com o final. Lê o príncipe da Nevoa muito bom.

    http://momentocrivelli.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise!!!

      O meu também foi o segundo, eu já havia lido As Luzes de Setembro e tinha adorado, mas esse foi muito melhor. Quero muito ler os outros livros dele, mas tenho que ir com calma, vou revezando um pouco os estilos.

      Obrigado pelo seu comentário =)

      Excluir
  2. Ahhhh, como isso me alegra! Que saudades o Óscar, da Marina e desse mistério todo que eu não encontrei em nenhum outro livro do Zafón ainda!!!

    Quando li, diferente de ti, eu enrolei eras para conseguir escrever porque sentia falta de algo e não queria, simplesmente, escrever e 'cortar o vínculo' com o livro ali, na hora da resenhá-lo... Foi difícil!!! Hahahah

    Obrigada pela resenha que me trouxe boas lembrançasss!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gis, querida Gis!!!

      Eu amei o livro!!! Você e mais um pessoa havia me indicado ele, e estou sem palavras!!!

      Como falei, eu não consegui esperar para escrever, coisa que neste momento está acontecendo com Misery do Stephen King! hahaha

      Em breve terão outras deleeeee!!

      Beijão =)

      Excluir

 

Instagram

Facebook

Blog

Total de visualizações de página

Julia Quinn - Um Beijo Inesquecível

Gayle Forman - O que há de estranho em mim

Abbi Glines - Mais uma Chance

Parceria - Grupo Sextante

Parceria - Editora Novo Conceito