[RESENHA ESCRITA] AS VANTAGENS DE SER INVISÍVEL – POR GUILHERME LORENZOTI [CONVIDADO]

[RESENHA ESCRITA] As Vantagens de Ser Invisível – Stephen Chbosky – Por Guilherme Lorenzoti [CONVIDADO]


Sinopse: Ao mesmo tempo engraçado e atordoante, “As Vantagens de Ser Invisível” reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe - a não ser pelo que ele conta ao amigo nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela. As dificuldades do ambiente escolar, muitas vezes ameaçador, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes e a eterna vontade de se sentir "infinito" ao lado dos amigos são temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento. Stephen Chbosky capta com emoção esse vaivém dos sentidos e dos sentimentos e constrói uma narrativa vigorosa costurada pelas cartas de Charlie endereçadas a um amigo que não se sabe se real ou imaginário. Íntimas, hilariantes, às vezes devastadoras, as cartas mostram um jovem em confronto com a sua própria história presente e futura, ora como um personagem invisível à espreita por trás das cortinas, ora como o protagonista que tem que assumir seu papel no palco da vida. Um jovem que não se sabe quem é ou onde mora. Mas que poderia ser qualquer um, em qualquer lugar do mundo.




Resenha: O livro conta a história de Charlie, um garoto que em pleno primeiro ano do ensino médio, está lidando com uma vida extremamente complicada: seu único e melhor amigo, Michael, suicidou-se alguns meses atrás, e sua tia Helen, segundo ele a única pessoa da família que o compreendia, morreu em um acidente de carro, quando saiu para comprar o presente de Natal de Charlie, o que fez o mesmo se sentir culpado pela morte. Com todos esse problemas, Charlie encara a rotina e a escola sendo como um ser “invisível”, e buscando ser visível para o mundo, ele conhece Bill, seu professor de inglês que dá livros que vão se encaixando na vida de Charlie, e Sam e Patrick durante um jogo de futebol, e com estes, acaba entrando em um mundo completamente diferente daquele que ele estava vivendo, ele começa a se sentir “infinito”, ao mesmo tempo em que se envolve em problemas românticos, drogas, festas, e muitas festas, e acaba descobrindo a verdade por baixo de seu grande problema.

Minha percepção quanto ao livro: As Vantagens de Ser Invisível é, sem dúvida alguma, um dos melhores e mais marcantes livros que eu já li. Com uma escrita simples, mas ao mesmo tempo reflexiva e sincera, embarcamos no pequeno mundo de Charlie, que é um personagem incrível, com um grande processo de amadurecimente, que acompanhamos com cuidado ao longo do livro. É uma leitura atemporal, em que sempre alguém poderá pegar esse livro, e comparar Charlie com ele mesmo, ou com um amigo, ou com o amigo de um amigo. A questão é que todos poderíamos estar no lugar de Charlie, é uma situação que foge do clichê e nós explica o cotidiano de um adolescente que está conhecendo o mundo de uma forma diferente pela primeira vez. É uma leitura simplesmente fantástica, daquelas que quando lidas, vamos dormir pensando diferente sobre muitos conceitos que temos.

Notas gerais sobre o livro: Não encontrei nenhum erro durante a leitura. A capa simples, no meu exemplar é a do filme (abaixo e à direita), não acaba agradando todos os leitores, dividindo opiniões nesse quesito. As páginas são brancas, mas o livro possui orelhas. O tamanho e a fonte da letra utilizada durante o livro são agradáveis, não dificultando em momento algum a leitura. Livro perfeito, mas as folhas poderiam ser amarelas.

I.S.B.N: 9788532522337
Altura: 21cm
Largura: 14cm
Profundidade: 1cm
Acabamento: Brochura
Número de Páginas: 224
Editora: Rocco
Preço pago: R$: 23,90



2 comentários:

  1. Já tinha ouvido falar, através de um amigo que se apaixonou pelo filme, porém nunca li nem vi o filme. Muito legal a capa (a original, rs)
    Gostei da resenha também, simples, direta e objetiva.
    Parabéns!
    http://coisasoupalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Victor!!!!

      O livro é muito bom mesmo, o filme é legal também, mas não se compara ao livro.

      Excluir

 

Instagram

Facebook

Blog

Total de visualizações de página

Julia Quinn - Um Beijo Inesquecível

Gayle Forman - O que há de estranho em mim

Abbi Glines - Mais uma Chance

Parceria - Grupo Sextante

Parceria - Editora Novo Conceito