[RESENHA ESCRITA] A MÁQUINA DE CONTAR HISTÓRIAS

[RESENHA ESCRITA] “A Máquina de Contar Histórias” – Maurício Gomyde



Sinopse: "Na noite em que o escritor best-seller Vinícius Becker lançou A Máquina de Contar Histórias , o novo romance e livro mais aguardado do ano, sua esposa Viviana faleceu sozinha num quarto de hospital. Odiado em casa por tantas ausências para cuidar da carreira literária, ele vê o chão se abrir sob seus pés. Sem o grande amor da sua vida, sem o carinho das fi lhas, sem amigos... O lugar pelo qual ele tanto lutou revela-se aquele em que nunca desejou estar.
Vinícius teve o mundo nas mãos, e agora, sozinho, precisa se reinventar para reconquistar o amor das filhas e seu espaço no coração da família V.
Uma história emocionante, cheia de significados entrelaçados pela literatura, mostrando que o amor de um pai, por mais dura que seja a situação, nunca morre nem se perde."



Resenha: Uma overdose prazerosa de experiência, é assim que começo essa resenha.
Vinícius Becker é um renomado escritor de romances e está lançando o seu décimo livro, mais um para a sua coleção de sucessos. Após o dia cansativo chega ao hotel e só quer dormir, descansar de toda aquela correria do dia. Quando acorda, nota muitas ligações de sua filha mais velha em seu celular. Viviane, esposa de Vinícius, sofria de leucemia e lutava bravamente contra a doença, porém após quatro anos e meio de batalha, deixa o marido com suas duas filhas, Valentina e Vida de dezesseis e quatro anos respectivamente . O que Vinícius não esperava era perder a sua esposa em um dia como aquele, e para piorar tudo, no dia do lançamento de seu livro, deixando-as mais um dia sem a sua companhia de pai e marido. Vinícius perdeu um de seus três maiores tesouros e nem percebeu como isso aconteceu, claro, estava vendendo seus livros, dando autógrafos e tirando fotos.
No mesmo instante ele parte para o enterro de sua amada, mas sua recepção não é nada agradável. Valentina acusa friamente o pai de ser uma pessoa vazia, ausente e egoísta. Vinícius não sabe o que fazer, perdeu sua esposa, sua filha de 16 anos praticamente o apedreja, e a pequenina Vida mal sabe o que está acontecendo ao ver a mãe descer dentro de uma caixa de madeira. Após o enterro sua situação não melhora, agora Valentina vomita tudo o que está sentindo pelo pai, a sua ausência constante e a falta de amor e carinho. Vinícius se pega surpreendido ao saber que realmente não conhece nada das filhas, não sabe quais as suas cores favoritas, seus livros preferidos, lugares preferidos, muito menos as próprias escolas delas.
Valentina estava escrevendo um livro com Viviane, ainda sem conclusão mas estavam escrevendo, juntas. Isto dá um orgulho imenso a Vinícius, pois enxerga a possibilidade de ver a sua própria filha seguindo seus passos. Em contra partida, não deseja que a filha passe por tudo o que está passando agora, acusado de omissão e ausência.
Após uma briga com Valentina, Vinícius entra no quarto dela e invade seu computador, não com a intenção de espioná-la, mas para conhecer mais da própria filha. Nessa visita ao computador da filha encontra duas coisas muito importantes. A primeira é o email de uma amiga de Valentina, Bárbara, que conta seus segredos mais íntimos, seus sentimentos e a mágoa contra o pai. Vinicius anota o email dessa amiga com a intenção de descobrir mais informações básicas de sua própria filha. A segunda e mais forte das coisas, é um vídeo da sua própria esposa em uma “entrevista” com Valentina revelando os seus desejos mais profundo que não foram realizados, coisas que ela ama, amou e amaria se tivesse a oportunidade de realizar.
Vinícius não sabe o que fazer, perdeu a sua esposa para sempre, perdeu a confiança e amor de suas filhas e acaba se vendo perdido em seu próprio mundo, um mundo de ilusão e fama que ele mesmo desejou.
A partir deste ponto, Vinícius parte em disparada contra o tempo para reaver tudo o que perdeu. Toma consciência de seus erros e tentará com todas as suas forças recuperar o amor de suas filhas. Larga para trás sua carreira, coisa que no momento já não importa mais para ele, larga a sua casa e sai com as suas duas filhas para uma viagem de família, uma viagem de amor, de recuperação e superação.
E é nessa viagem que tudo acontece, choramos, rimos e nos divertimos com tudo que nos espera. O desespero de um pai, para reconquistar o amor de seus dois únicos e restantes tesouros...

Minha percepção quando ao livro: Eu simplesmente achei esse livro fantástico, super rápido de ler (acho que esse é o efeito que ocorre sobre mim quando o livro é muito bom) que passou mais depressa do que eu esperava. Fiquei com o coração na mão em muitos momentos e não tive como não "suar" pelos olhos rsrsrsrs. As personagens são muuuuuito próximas da realidade e somos jogados em algumas cenas que  podem não parecer tão estranhas ao nosso cotidiano. Um livro 5 estrelas no meu ranking e que me deixou sem fôlego em várias partes.

Notas gerais sobre o livro: Preciso iniciar falando da capa, que capa é essa meu Deus? A Novas Páginas/Novo Conceito mandou super bem bolando essa estrutura relacionada com a história, nada que a compõem está ali por acaso. As letras datilografas no meio do livro também dão um toque todo especial. Vale a pena prestar atenção nesses detalhes.

Logo após ler A Máquina, o Maurício veio à Curitiba para divulgá-lo e aproveitei para tirar as minhas dúvidas e desabafar todo o meu trauma após o término da leitura. Após essa experiência cheguei a uma conclusão, o livro só é ótimo por que o escritor também é ótimo, em todos os momentos o Gomyde foi super atencioso com os leitores e acabou DANDO UMA AULA para todos nós do Clube Letters. Falou sobre a sua carreira, seus livros, suas dificuldades e seus métodos para ganhar os leitores pelas páginas.


Maurício, Nayara, Nathalia e Allan
Vamos deixar alguns links importantes relacionados ao livro e o autor:




I.S.B.N: 9788581635040
Altura: 23cm
Largura: 16cm
Profundidade: 1,2cm
Acabamento: Brochura
Número de páginas: 192
Editora: Novo Conceito
Preço pago: R$: 29,90





2 comentários:

  1. Estou super ansiosa para ler esse livro!
    Já li "Ainda não te disse nada" do Gomyde e amei! Adorei a forma como ele escreve, te prende no livro e você nao para até terminar! Espero gostar d'a "Maquina de contar historias" tanto quanto gostei de Ainda não te disse nada"

    ResponderExcluir
  2. Sim Bianca Falcão, o livro é ótimo!!!

    Ainda não lemos os outros por falta do livro, mas não vemos a hora de chegar!

    Obrigado pela sua participação aqui =)

    ResponderExcluir

 

Instagram

Facebook

Blog

Total de visualizações de página

Julia Quinn - Um Beijo Inesquecível

Gayle Forman - O que há de estranho em mim

Abbi Glines - Mais uma Chance

Parceria - Grupo Sextante

Parceria - Editora Novo Conceito